
31 ago Como voltar aos cachos
Cada vez mais meninas de cabelo cacheado têm aceitado seus cachinhos e largado o alisamento. A moda agora é deixar o cabelo natural e favorecer suas características que vem de raiz. A transição do liso ao cacheado leva tempo e requer paciência, essas são algumas dicas para voltar aos cachos:
Largar de vez a química
Esse é o primeiro passo e mais importante, não adianta querer voltar aos cachos e continuar aplicando alisamentos e produtos que alteram o natural do cabelo. Também é hora de largar o secador e a chapinha, o calor deles prejudica os fios. Se você não consegue dizer adeus por inteiro ao secador está liberado o que tem a opção difusor que é próprio para cabelo cacheado.
Cabelo meio a meio
Não tem como evitar aquela fase em que o cabelo vai estar com duas texturas, enquanto os fios da raiz começam a crescer cacheados, as pontas ainda lisas não ficam definidas de jeito nenhum! É nesse momento que muita gente desiste, é preciso ter paciência e imaginar que lá na frente vai valer a pena. Uma das maneiras de passar por essa fase é apostar em penteados como um coque alto, usar acessórios, finalizar com babyliss (às vezes pode), dormir com tranças ou até fazer a texturização com meia calça na hora de dormir.
Usar os produtos certos
Em um intervalo de 15 dias procure lavar seu cabelo com shampoo anti-resíduo, ele vai eliminando o restinho de química presente no seu cabelo, depois de usar esse tipo de shampoo faça uma hidratação para que ele não fique ressecado. Procure uma loja de cosméticos e invista em produtos que estimulam os cachos, como finalizadores e ativadores de cachos.
Hidratação sempre
O seu cabelo provavelmente vai estar seco e quebradiço dos alisamentos, nessa fase de transição é bom hidratar toda semana, pode ser em casa mesmo e com produtos próprios para isso. Depois que a transição já estiver mais avançada a hidratação pode ser feita a cada 15 dias, o importante é nunca parar. Se possível visite seu cabeleireiro uma vez por mês para uma hidratação mais profunda e profissional.
Corte Big Chop
Essa opção é para quem quer mais rapidez no processo e economizar em tempo e dinheiro. O corte Big Chop se resume em tirar toda parte alisada do cabelo, apesar de facilitar a transição, ele também deixa o cabelo mais curtinho. É um corte lindo e que valoriza o cabelo cacheado, mas se você o quer mais comprido o ideal é deixar o cabelo crescer por um tempo e só depois cortar. Mantenha o corte em dia, visite o salão a cada três meses!
Esqueça a permanente
Com a pressa para voltar e a falta de paciência, muita gente acaba recorrendo a permanente, o que as pessoas não sabem é que esse tratamento é tão destrutivo quanto a progressiva. Ela vai alterar os seus fios de cabelo deixando eles mais finos, secos e quebradiços dando ainda mais trabalho para recuperar as suas ondas naturais. O que você busca é se livrar da química então nem pense nesse tratamento!