
20 set Tipos e benefícios da argila para a pele
A argila é um material de origem mineral muito usado em tratamentos estéticos e terapias. A argila é cheia de benefícios para a pele, ela ajuda a eliminar as toxinas, regenera, acalma, hidrata, limpa e esfolia a pele. Antigamente era usada pelos egípcios como componente para a mumificação, e os gregos serviam argila quente para auxiliar nas dores reumáticas.
Existem diversos tipos e cores de argilas que contém composições diferentes e funções diversas para a pele. Consultar um profissional de estética é essencial antes de adquirir a argila, cada tipo de pele pede um tipo desse material e o esteticista recomendará o melhor depois de fazer a avaliação da sua pele.
Argila branca
É a mais leve de todas, seu pH é próximo com o da pele e tem o maior percentual de alumínio em sua composição. Ela é recomendada para peles mais sensíveis e desidratadas, seu principal benefício é clarear a pele, também absorve a oleosidade sem desidratar, tem ação suavizante e cicatrizante.
Argila verde
É ideal para peles oleosas e com acne, ela ajuda no tratamento das espinhas porque desintoxica e tem ação adstringente, secativa e cicatrizante. Seus outros benefícios são: ação tonificante, estimulante, esfoliante, bactericida e analgésica. Esse tipo de argila também é usado no tratamento de cabelos oleosos.
Argila vermelha
A argila vermelha é rica em óxido de ferro, cobre e silício. Recomendada para peles mais delicadas e rosadas, essa argila absorve a oleosidade, renova a estrutura da célula e melhora sua respiração causando um efeito antienvelhecimento e deixando a pele mais saudável. Esse tipo de argila também funciona como anti-estressante, ativa a circulação e ajuda a reduzir medidas.
Argila rosa
É a mistura da argila branca com a vermelha, é mais suave e indicada para peles cansadas, delicadas e sensíveis. Tem ação desinfetante, cicatrizante e suavizante, ela remove as toxinas e o excesso de oleosidade ao mesmo tempo em que fornece minerais para devolver o viço e o brilho natural da pele. Seus benefícios são: hidrata a pele, tem efeito tensor, devolve a luminosidade, aumenta a circulação, auxilia no tratamento de flacidez e na eliminação de celulites.
Argila marrom
Essa argila é mais rara de ser encontrada devido a sua pureza, ela tem um efeito eficaz contra a acne e rejuvenesce o tecido da pele e tecidos, além de ativar a circulação e servir como esfoliante. Com derivados de alumínio, a argila marrom tem a capacidade de reduzir ou até apagar totalmente manchas superficiais e rugas.
Argila preta
Essa é a mais nobre de todas as argilas, também é encontrada como lama vulcânica. Sua composição tem ação anti-inflamatória, antiartrítica, anti-estressante e absorvente. É usada na desintoxicação da pele e revitalização do couro cabeludo. Recomendada para peles oleosas.
Argila cinza
Contém titânio na sua composição, combate espinhas, cravos e pode ser usada como esfoliante. Esse tipo de argila é indicado para peles oleosas e com manchas porque tem o efeito de clarear e diminuir essas marquinhas. É um antioxidante natural, tem efeito rejuvenescedor dos tecidos e retarda o envelhecimento da pele.